Mais de 70% dos brasileiros dizem que o Brasil ganhará a Copa, diz pesquisa

4 1

O estudo “Quem Torce Também Joga,” conduzido pela agência de pesquisa de comportamento Apoema, revelou que 62% dos brasileiros planejam torcer e acompanhar os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. A pesquisa, que entrevistou mais de mil pessoas em todo o país, também apontou um clima de otimismo, com 71% acreditando que o Brasil pode se tornar campeão mundial.

4-2

A Copa do Mundo de 2022 começará em 20 de novembro, com a cerimônia de abertura e o primeiro jogo, onde o país anfitrião, Catar, enfrentará o Equador. O Brasil iniciará sua jornada enfrentando a Sérvia em 24 de novembro. Os outros oponentes na fase de grupos da seleção brasileira serão Suíça e Camarões.

Aqueles brasileiros que não poderão estar no Catar preferem celebrar os jogos em casa, como indicado por mais de 90% dos entrevistados, sendo que 29% deles planejam preparar suas casas para um ambiente mais confortável durante o torneio. Dois itens específicos na lista de compras para o torneio incluem uma nova televisão (24%) e itens de decoração (10,5%).

4-3

A maioria dos torcedores (78,4%) deseja assistir às partidas com a família. Outros elementos essenciais para cerca de metade dos brasileiros incluem churrasco, cerveja e petiscos.

Uma tradição que permanece é a coleção de álbuns de figurinhas, que será praticada por cerca de 70% dos torcedores. Vestir roupas nas cores da seleção também é quase uma regra nos dias de jogos do Brasil.

4-4

No entanto, a pesquisa também identificou que 48% dos torcedores se sentem distantes da seleção. De acordo com Julia Ades, fundadora e chefe de pesquisa e conteúdo da Apoema, a tendência é que o entusiasmo aumente à medida que o torneio se aproxima. Ela destaca que a Copa do Mundo de 2022 será emblemática, considerando o contexto atual, com a pandemia, eleições polêmicas e a realização do torneio no verão. Os torcedores apaixonados estão se mobilizando para reconectar-se com a seleção brasileira.